Dicas para fotografar seu filho com o celular.

November 30, 2017

 

 

Ninguém consegue contratar um fotógrafo ou te-lo todo tempo para registar o nosso dia a dia. E quem tem filho sabe o quanto gostamos de fotografar as diversas fases do crescimento dos pequenos com os famosos smartphones. Pensando nisso juntei algumas dicas de ouro para que o seu registre fique muito mais bonito. Vamos lá:

 

1. Use luz natural. Evite cenários com pouca luz

Não há mágica, na falta de luz, o telefone tentará compensar de alguma maneira, seja aumentando o tempo de exposição (o que normalmente resulta em imagens tremidas) ou o ISO (tornando as fotos granuladas). Procure uma janela, ou um ambiente amplo e claro. Desligue o flash automático da câmera. Ele é útil para registrar algum acontecimento quando não se tem outra opção de iluminação, mas, para fazer um retrato que revele beleza e emoção, procure uma janela.

 

2. Mantenha a lente limpa e desobstruída

O manuseio constante dos smartphones pode deixar a lente suja ou embaçada, o que afeta a qualidade das fotos. Manter uma lente limpa é essencial para fotografias mais nítidas. Além disso, evite usar capinhas e acessórios que cubram a lente, mesmo que parcialmente, pois podem atrapalhar o foco.

 

3. Não use o zoom, aproxime-se

A maior parte das câmeras de celular usa um zoom digital. Isso significa que elas extrapolam a imagem para criar uma ilusão de zoom, o que faz com que muitos detalhes se percam, prejudicando a qualidade das fotos. O recomendado é chegar o mais próximo possível do objeto que você deseja fotografar, já que isso também ajudará a desfocar o fundo.

 

4. Fique na altura da criança.

Se abaixe, faça fotos na altura dos olhos da criança. Assim, você compartilha um pouco da visão dela e consegue fotografa-la sem nenhuma distorção. Além de compartilhar a visão que ela tem do mundo, você consegue estabelecer uma comunicação melhor com ela. Procure sempre manter a mesma linha do olhar da criança, ou seja, vale se agachar, deitar e  sentar.

 

5. Seu filho não gosta de foto?

Não force! Crie situações para que faça exatamente o que você quer se divertindo, seja brincando se estátua ou de esconder atrás da almofada, coloque a criatividade para funcionar,  assim, ele irá se distrair e esquecer que esta sendo fotografado.

 

6. Saiba se posicionar
A regra é simples: quando o sol está à frente do objeto fotografado, as pessoas e o fundo ficam bem visíveis. Isso serve para a maioria das imagens, onde o rosto da criança deve aparecer com clareza. Já quando o sol está atrás do objeto fotografado, você cria uma área de sombra, com silhuetas bem delineadas. A posição serve, por exemplo, para cliques mais artísticos, como quando você for registrar a criança de costas admirando um pôr do sol. Sabendo usar o sol a seu favor, é possível criar fotos lindas.

 

7. Use a melhor resolução possível
Tanto as câmeras digitais quanto os celulares possuem diferentes opções de resolução para as fotos tiradas. Antes de sair clicando, certifique-se de que a configuração está na resolução máxima. Isso é importante caso você decida revelar as fotos.

 

8. Limite o movimento

Limitar o movimento da criança no início: uma cadeira, sofá, cesta, balanço, etc. Mas seja flexível, não force a barra: uma imagem em outro lugar é melhor do que uma com o rosto vermelho de choro. A criança pode sentar na cadeira, ou no chão do lado da cadeira, ou ficar de pé ao lado da cadeira, se apoiando: tudo pode se tornar uma ótima foto. Ou, se não der certo, siga em frente com a próxima ideia. Esse é o segredo de fotografar crianças: criatividade aliada à flexibilidade.

 

Um pouquinho mais...

- A luz da hora mágica ajuda a conseguir belas cores e uma exposição boa, mesmo com câmeras inferiores.A hora mágica é mais ou menos meia hora antes e depois do nascer do sol e meia hora antes e depois do pôr do sol. É a hora em que as cores ficam mais agradáveis, a saturação lindamente aumentada, os detalhes e texturas revelados e as sombras suaves.

 

- Fotos com celular também se beneficiam de um bom enquadramento. Utilize a regra dos terços (aqueles quadradinhos que ficam na tela do celular quando você vai fotografar) deixe espaço em branco e seja criativo na composição. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload